Porque apartamento de macho é assim: 24 não, Duas Dúzias!

domingo, 30 de junho de 2013

Lustre/Skate: passo a passo!

Muitas pessoas me perguntaram como eu fiz esse lustre usando um skate... alguns me falaram para patentear a ideia... outros comentaram de eu anunciar na internet... bom, vou ser honesto, cheguei a fazer o anúncio que ficou um mês, muitas visualizações, muitas perguntas, mas ninguém comprou... talvez por causa do preço rs... Não inventei para ganhar dinheiro, isso é fato... inventei porque gosto de inventar... e claro, se é pra fazer pra fora, joguei o preço lá no alto... teria que correr atrás de muitas peças, shape do skate, etc... e na boa, eu gosto de inventar, produção em massa não rola, mas se alguém quisesse pagar meu preço (alto), eu venderia... porém... como o dinheiro nunca foi minha intenção e também não faço questão de exclusividade nenhuma rs... muito pelo contrário, quero mais é que todo mundo tenha mesmo... então, aí vai o passo a passo do lustre/skate!

A ideia começou assim...
...e o esquema foi esse!

Não? Ok... uma coisa de cada vez.

Essas são as peças dos trucks do skate... não estão todas as peças aí, porque fui fazendo uma parte sem saber como faria o resto... um problema de cada vez... o que temos aí para o começo são: duas conexões hídricas em formato de "T", acho que de meia polegada, agora não lembro... mas tem que caber aqueles soquetes de lâmpada (são 4 deles)... você vai entender mais pra frente e tem uma conexão que o tamanho fica certinho... dois parafusos grandes, fio e massa epóxi (durepoxi)... o resto eu falo depois.

Por exemplo, furar essas duas conexões... usei uma chave de fenda e o fogão... podia ser um ferro de solda (mas eu ainda não tinha na época), ou qualquer outra coisa que desse esse resultado... OBS: estamos mexendo com fogo (calor ou furadeira), mais pra frente vamos mexer com eletricidade... se você for menor de idade, peça ajuda para um adulto que tenha algum conhecimento sobre esses assuntos.

São nesses buracos que vão passar os parafusos que vão prender os trucks no shape do skate... então, faça um buraco do tamanho do parafuso que você comprou...

Ah sim, o parafuso tem que passar por essas conexões e atravessar o outro lado do shape... então, tem que ser parafuso grande... não lembro o tamanho, mas quando comprar a conexão, você mede e compra depois o parafuso...

O soquete que você vai usar é esse tipo, mas ele não esta pronto... precisamos descascar essa parte preta para servir dentro da conexão no formato de "T"... vai ficar mais ou menos assim:

Passo a passo.

Em algumas fotos os soquetes estão com os fios brancos e em outras com os fios pretos, relaxa... não fiz nada demais... é que são fotos de lustres diferentes... fiz um pra mim e um pro meu sobrinho... as fotos que não tirei na primeira vez que fiz, eu acabei tirando no segundo... pra deixar esse passo a passo mais completo... e teve uma parte que vacilei e não tirei foto em nenhuma das duas vezes, mas acho que vou conseguir explicar... quando chegar nessa parte eu aviso rs.

Vão ficar nessa posição... encaixa os soquetes dessa forma.

Agora vamos fixar os soquetes!
 
Se não tiver bagunça, é porque tem alguma coisa errada rs.

Utilizando a massa epóxi (durepoxi), eles vão ficar mais ou menos assim... não esqueça de fazer o furo que vai passar o parafuso antes de tudo isso, porque se você for fazer depois desse passo, você pode danificar os fios.

Olha os furos aí... os fios puxados para fora da conexão "T".
Se tiver tudo certo até agora, vai ficar parecido com isso.

Depois conecta uma perna de um soquete na do outro soquete... e a outra perna no outro fio do outro soquete... caralho não sei explicar... vou ter que desenhar, calma aí...
Cara, acabei de desenhar... ficou uma bosta um lixo, mas acho que esta entendível... uma perna de cada soquete e uma fase do fio elétrico conectados no melhor estilo junta os três e enrola com fita isolante... você vai fazer duas vezes isso (o azul e o vermelho)... claro, de uma forma que não vá colocar fogo na casa depois, ou seja, sem deixar os dois "nós" desencapados... não fica de miguelagem com a fita isolante!

Mas antes vamos testar!
Sei que pra grande maioria das pessoas, isso que estou falando é bastante óbvio... mas quis fazer um passo a passo bem passo a passo mesmo... para qualquer leigo conseguir fazer... claro, é óbvio que de preferência faça acompanhado com alguém que entenda de elétrica... ou se você não tem a mínima noção de mexer com eletricidade, brother... não faça! rs.

Depois de testado os quatro soquetes... chegou a hora de lixar a conexão "T"... para depois pintar... sei que essa é a parte mais chata, também acho um saco não gosto de lixar, mas...

Depois de lixados...

...vem a tinta!

Bom, eu escolhi esse prateado, meio cromado, sei lá... mas cada um escolhe a cor que quiser... já que tem truck de tudo quanto é cor... mas como meu shape eu pintei de preto, quis dar um destaque e deixar com aparência de metal.

O papel higiênico que coloquei foi para proteger os fios... se sujá-los de tinta, vai perder o contato e você que também não deve gostar de lixar... vai ter que lixá-los se quiser que seu lustre ascenda rs.

Essas duas borrachas pretas que comprei, são de proteger os pés de uma cadeira, sei lá... comprei para completar a lâmpada, pois quando conectado, fica aparecendo uma parte e fica feião... então ela vai entre a lâmpada e a conexão "T".

São duas, cortei e virou quatro... uma para cada lâmpada.

Agora foi onde vacilei e não tirei foto do passo a passo... então, já esta montado a parte de cima nessa foto... mas vamos lá, vou tentar explicar: é a parte de cima do shape... você pode ver o parafuso que atravessou a conexão "T" segurando também essa tira de metal perfurada... apanhei para descobrir como fazer essa parte e essa tira ficou perfeita.

Você faz dois buracos no shape: um para o parafuso e outro para o fio que vai vir da conexão "T", que já foi conectado nos fios de cada soquete conforme o desenho... A fita de metal conecta o shape nesse suporte de lustre (foto abaixo) tem que deixar mais ou menos no meio, de uma forma que equilibre o shape quando estiver no teto... depois, conecta nesse tubo que é de PVC furado dos dois lados para colocar os parafusos de suporte, foi também lixado e pintado na cor prata... na sequência, você conecta ele num segundo suporte de lustre (foto abaixo também rs) e ele irá conectar naquele tampão branco que também é de lustre.

Você encontra em qualquer loja de lustre.

Talvez nessa parte tenha ficado um pouco complicado de entender... mas essa imagem de cima mostra melhor como fica e qualquer dúvida deixa um comentário com seu contato que a gente troca idéia... Note que o fio vem da conexão "T", passa pelo shape e entra no tubo prateado, pra não ficar aparecendo quando for pro teto e de lá, fura também o tampão branco e ninguém vai nem saber que tem fio rs.

Mudando de assunto, vamos pras "rodinhas"... esse papel alumínio tem a mesma função do papel higiênico, mas ele segura melhor para proteger a lâmpada e dá-lhe tinta...

Pinta aquela parte branca, se não vai ficar feião...

...o ruim é que essas lâmpadas geralmente tem garantia e bom, você vai perder a garantia dela rs... mas larga a mão de ser chato e faz o bagulho direito rs.

Como a lâmpada vai ficar.

E o skate no teto ficou assim, note na conexão com a parede, o tampão, os fios que não aparecem e a dica: antes de furar o tubo prateado para colocar os parafusos de suporte... mede ele no teto, a posição que o lustre/skate vai ficar e onde você tem que furar pra ele ficar do jeito que deseja. Melhor visto na foto de baixo:

Acho que assim ficou mais fácil de entender.

A borracha preta que fica entre a lâmpada e a conexão "T" da um acabamento legal... e não deixa a parte da lâmpada aparecer...

Mesma foto, mas com o teste ascendendo a luz.

Colocando as últimas rodinhas/lâmpadas.

A dificuldade foi porque a borracha preta ficou um pouco grande e a conexão ficou apertada rs... mas um pouco de força, um pouco de jeito e foi...

...terminou!

É isso... qualquer dúvida, pode deixar mensagem aqui no blog, ou se você me conhece, pode mandar mensagem no face, whatszapp, etc... que terei o maior prazer de ajudar... assim como ficarei muito feliz se alguém fizer um lustre/skate e me mandar a foto pra eu postar aqui no blog! Acho que é isso.

Deixe seu comentário com suas dúvidas, reclamações, elogios e ideias! Dicas! Qualquer coisa que possa melhorar esse tutorial e alimentar ainda mais a imaginação para novos projetos rs.

Visite também meu blog pessoal, só clicar aqui! Fala sobre: curiosidades, viagens, cotidiano, política, etc, etc... esta meio parado, mas tem de tudo lá rs.

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

 
Related Posts with Thumbnails